Deputados propõem Título de Cidadania Goiana ao ex-jogador Zico

Redação
Por Redação 66 visualizações

Os deputados estaduais Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e Issy Quinan (MDB), apresentaram o projeto de lei nº 14927/24, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, conhecido mundialmente como Zico.

Zico, nascido no Rio de Janeiro, marcou época como meio-campista nas décadas de 1970 e 1980. Após sua aposentadoria dos gramados, ele seguiu carreira como técnico de futebol, tanto no exterior quanto no Brasil. Os deputados destacam em sua proposição que Zico foi eleito o melhor futebolista do mundo pela revista Guerrin Esportivo e pela World Soccer, além de ter sido recordista de conquistas do Prêmio de Melhor Jogador da América do Sul. Em 1979, Zico alcançou a impressionante marca de 89 gols em uma única temporada, um recorde que permanece invicto até hoje.

O ex-jogador é considerado o maior ídolo da história do Clube de Regatas do Flamengo. Durante sua trajetória no time carioca, Zico liderou a conquista da primeira Copa Libertadores da América do clube e foi fundamental na vitória da Copa Intercontinental de 1981, quando o Flamengo derrotou o Liverpool, consagrando-se campeão mundial de clubes.

Atualmente, aos 71 anos, Zico continua ativo no cenário esportivo, comandando um programa de entrevistas em seu canal no YouTube, onde compartilha suas experiências e conhecimentos sobre o futebol.

O projeto de lei será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde passará por avaliação e será distribuído para relatoria. Caso aprovado, o título de Cidadania Goiana será uma forma de reconhecer a contribuição de Zico ao esporte e à sociedade, consolidando ainda mais sua imagem como um dos maiores ícones do futebol mundial.

Foto: Divulgação
Compartilhe