Goiana de 15 anos é campeã mundial escolar de natação paralímpica

Redação
Por Redação 96 visualizações

A goiana Gabrielly Vitória encerrou a sua participação no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica Escolar (Gymnasiade), realizado no Bahrein, com três medalhas conquistadas, incluindo o ouro nos 50 metros livre. A jovem de 15 anos, que foi formada no Centro de Excelência do Esporte, do Governo de Goiás, também conquistou a prata nos 200 metros livre, e o bronze nos 50 metros costa.

Nascida com paralisia cerebral, Gabrielly iniciou na natação em 2019, como uma alternativa de reabilitação. O começo da trajetória foi difícil, mas logo ela mostrou evolução nos treinos, passando a disputar competições e focar no esporte de alto rendimento.

Nos primeiros anos de carreira, Gaby acumulou medalhas e títulos nas Paralimpíadas Escolares. O desempenho fez com que a jovem se tornasse bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás. Em 2024 se destacou no Campeonato Brasileiro Sub-18, conquistando mais pódios e garantindo um lugar na seleção brasileira, o que a credenciou para a disputa do Mundial.

Campeonato Brasileiro
A natação paralímpica goiana teve outros resultados importantes na última semana. Nirondes Aguiar, também formado no Centro de Excelência do Esporte, conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-20, que foi disputado em São Paulo. O jovem de 18 anos faturou a medalha de prata nos 100 metros livre e o ouro nos 50 metros peito. O jovem nadador também é bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento.

Foto: Instagram da atleta
Compartilhe