Mais uma captação de órgãos e tecidos foi realizado em Goiás

Redação
Por Redação 45 visualizações

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso), realizou, na última sexta-feira (07/06), mais uma captação de órgãos e tecidos para pacientes que aguardam na lista de transplante. Segundo a direção do Herso, cerca de 20 profissionais estiveram envolvidos antes, durante e após o procedimento.

De acordo com a gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Katiúscia Freitas, uma logística complexa foi organizada para o sucesso da captação, envolvendo uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), além do apoio aéreo e terrestre do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO).

A família consentiu pela doação após o paciente ter sido diagnosticado com morte encefálica. O coração foi levado para o Distrito Federal. Já o fígado, os dois rins e as duas córneas foram para pacientes de Goiás, atendendo pacientes que aguardavam na lista de transplante seguindo os critérios de compatibilidade.

O processo foi conduzido pela Gerência de Transplantes e envolveu a participação dos profissionais do Herso, da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) e das equipes médicas de transplantes.

Foto: Gerência de Transplantes
Compartilhe