Prefeitura de Goiânia agora tem lei que estabelece Libras como critério de desempate em concursos públicos

Redação
Por Redação 84 visualizações

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz, sancionou na última terça-feira (14/05), a Lei nº 11.186, que estabelece a capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como critério de desempate em concursos públicos e processos seletivos municipais. De acordo com o documento, que entra em vigor na data de sua publicação, a capacitação deverá ser comprovada por meio de certificado de proficiência, em conformidade com a legislação federal vigente, até o último dia de inscrição do concurso ou processo seletivo.

A medida segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

“Cada vez mais o serviço público deve reduzir as barreiras para receber diretamente as demandas das pessoas. Nesse sentido, é um critério importante que os servidores tenham capacitação em Libras, por exemplo, a fim de realizar uma comunicação efetiva com os cidadãos que se comunicam por meio da Língua de Sinais”, explica o prefeito.

Foto: Secom
Compartilhe