Rede Hemo envia à Hemobras quase 11 mil bolsas de plasma para medicamentos em um ano

Redação
Por Redação 71 visualizações

O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo), que integra a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) enviou à Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), nos últimos 12 meses, 10.802 bolsas de plasma para a produção de medicamentos.

O envio mais recente, que marcou um ano desta parceria, foi realizado na quarta-feira (15/05). Na ocasião, foram destinadas 768 bolsas do hemocomponente que serão entregues à indústria farmacêutica.

Essa remessa foi a 13ª desde maio do ano passado, quando a parceria entre a Rede Hemo e a Hemobrás foi retomada. Os envios regulares foram iniciados no dia 31 de maio de 2023, após uma pausa de 15 anos, devido a questões técnicas. A distribuição estava interrompida em todo o País desde 2017.

O plasma contribui para a produção de medicamentos biológicos essenciais, como o Fator 8 e 9, utilizados no tratamento de pacientes com coagulopatias hereditárias, como a hemofilia, além da produção de imunoglobulina e albumina humana. A Rede Hemo atende 713 pacientes, em Goiás, com coagulopatias hereditárias, 352 deles portadores de hemofilia A e 54 de hemofilia B, entre outras condições.

Foto: Alex Bruno Maia/Idtech
Compartilhe